Relatos de uma grande aventura.

USHUAIA, A VIAGEM QUE DUROU QUASE TRÊS MESES

·         8 de Abril de 2016, 10:25

·         Escrito por Edimilson Liberal

·         Categoria: Argentina

Na companhia de dois grandes amigos, integrantes do Moto Grupo Urubus do Erval de Caarapó, sul do Mato Grosso do Sul, partimos com destino a Ushuaia, Província da Terra do Fogo na Argentina.

Saímos no dia 17 de dezembro de 2015 bem cedinho com uma Triumph Tiger 1200 (Pierre), a Yamaha XT 660 (João) e eu com minha amada Suzuki V-Strom 650.

Já no primeiro dia, ainda no Mato grosso do Sul, tivemos que desviar da rota planejada porque a BR-163 estava interditada por causa das fortes chuvas que castigavam o estado. Pegamos bastante chuva entre Iguatemi e Eldorado e antes de entrar no Paraná já tínhamos nos molhado por conta do temporal que pegamos. Capas de chuva foram criadas para o motociclista se molhar mais devagar, então seguimos viagem assim mesmo.

No final do dia paramos em São Miguel do Oeste (SC) para dormir. Pierre havia constatado que perdera seu novo aparelho de telefone celular, pois guardara no bolso da capa de chuva que estava furado.

Contando com um pouco de sorte, quase não pegamos chuva no segundo dia. Predominava na região de São Borja (RS) um forte calor. Chegamos a Uruguaiana e fomos descansar, pois no dia seguinte teríamos que cambiar real por peso, Pierre compraria um novo aparelho celular e o João resolveu que trocaria o fluído do radiador da XT.

Conseguimos entrar na Argentina uma hora da tarde e logo no início pegamos chuva e mais chuva. Eram quase sete horas da noite quando chegamos a Colón e resolvemos parar para dormir em um hotel à beira da Ruta 14.

No dia seguinte pegamos mais chuva e dessa vez rumo a Buenos Aires, pois o objetivo era fazer fotos em frente à famosa Casa Rosada. Conseguimos, mas ao sair da cidade com destino a ruta 3 foi um "Deus nos acuda". Graças ao nosso pequeno GPS conseguimos sair da metrópole e dormimos num hotelzinho que fica à beira da ruta 3.

No outro dia rodamos bastante, com muito calor e sem chuva. Passamos por Bahia Blanca, onde paramos para comprar uma cola de sapateiro para colar a bota do Pierre que estava se divorciando da sola. A essa altura da viagem a V-Strom já melava as bengalas, pois o retentor não aguentou a pressão do trânsito de Buenos Aires.

Estávamos preocupados porque não encontrávamos "una estación de servicio" e as motos, principalmente a XT, se aproximavam da pane seca. Então chegamos a Carmem de Patagones, uma bela cidade histórica, separada de Viedma pelo Rio Negro, onde pegamos o primeiro hotel que avistamos.

Na tarde do dia seguinte enfrentamos muito vento, daqueles de deixar a moto a 45 graus de inclinação e de vez em quando uma forte rajada que quase te tira da ruta. Era véspera de natal quando lá pelas 8 da tarde (ainda havia sol) conseguimos um Hostel em Comodoro Rivadávia, uma grande e bonita cidade.

Saímos para jantar e encontramos um restaurante Chinês aberto, onde comemos muito bem e ainda ganhamos um espumante para celebrar natividad (natal). Lembrando que todo almoço do trio era somente nos postos YPF (pão, refri e mais nada, pois não tem mesmo).

No dia de natal percorremos 750 km com muito vento forte e ainda pegamos chuva fria. Chegamos a Rio Gallegos no fim do dia. Agora o frio já era forte e não dava mais pra sair para a rua sem agasalhos, inclusive para as orelhas.

Dia 26 de dezembro partimos rumo a Ushuaia. Nesse dia pegamos duas aduanas conjugadas, pois não há outra opção para chegar a Ushuaia sem passar por terras chilenas, além da barcaça que faz a travessia do Estreito de Magalhães. Foi o dia que mais cansei. Cheguei a cochilar na moto e quando percebi estava no acostamento. Passado esse susto, pegamos uma chuva de pedrinhas de gelo na serra de Ushuaia.

Enfim, Ushuaia. Linda, magestosa e fria. Lá estava a tão sonhada conquista de muitos aventureiros como nós. Dois dias na cidade, foram suficientes para conhecer a Bahia Lapataia, trem do fim do mundo, o porto e alguns restaurantes com seus cordeiros deliciosos sendo assados inteiros à vista de todos. Uma maravilha mesmo, principalmente quando apreciado com aquela deliciosa cerveja argentina.

Começamos o retorno do fim do mundo com o objetivo de ir até El Calafate visitar os glaciares e depois voltar para o Brasil subindo por "La quarenta" (ruta 40), esta agora pouco mais de 80 km de rípio.

Dormimos em Rio Grande onde chegamos cedo e trocamos o óleo das motos, com excessão do Pierre que tinha colocado óleo para 10 mil km. Era dia 29 de dezembro e por volta das 11 da manhã já tínhamos percorrido 80 km de rípio (cascalho escuro) e estávamos a somente 5 km do bom asfalto chileno, quando o imprevisto aconteceu. Sem perceber que o pneu traseiro da V-Strom tinha furado, perdi o equilíbrio da moto com a dianteira derrapando ora para direita, ora para esquerda até me levar ao chão. Mil coisas passaram pela minha cabeça nesta hora. Estava a cinco mil km de casa, sentindo muita dor e no meio do nada. João e Pierre iam à frente e não viram que eu tinha caído. Fui socorrido por um bom samaritano chileno que passou com uma pick up da empresa que trabalhava na extração de petróleo no fim do mundo. Os amigos pararam para tirar fotos dos guanacos e quando perceberam minha demora voltaram. Fui levado para um pequeno hospital no vilarejo de Cerro Sombrero, onde fui muito bem atendido e diagnosticado com uma fratura na clavícula. Pierre retornou ao local da queda e trouxe a moto para a vila. Ela sofrera poucos danos e andava normalmente, pois encheram o pneu com uma bomba manual que levávamos.

Depois de muita conversa com médico, enfermeiro e carabineros (polícia chilena), meu dilema aumentou muito. Os primeiros diagnósticos diziam que se tratava de uma lesão perigosa porque havia risco de perfurar o pulmão e resolveram que me levariam até a fronteira com a Argentina de ambulância. Os argentinos me esperariam do outro lado da fronteira e me levariam até o Hospital Reginal de Rio Gallegos e assim eu poderia ter a assistência de um ortopedista. Tudo combinado e tudo feito graças a Deus.

Após ser liberado pelo médico em Rio Gallegos, tive a felicidade de encontrar meus dois fiéis companheiros (Pierre e João) me esperando na porta do hospital e depois fomos para o Hostel onde eles estavam. Me despedi dos amigos e rumei para o aeroporto de Rio Gallegos.

No dia 31 de dezembro de madrugada cheguei à minha casa, decepcionado, porém aliviado apesar da dor. Minha V-Strom, que ficara em Cerro Sombrero, Tierra del Fuego, Chile, era minha inspiração para quando tudo se normalizasse, voltar lá e terminar a aventura.

Pierre e João seguiram o roteiro original, passando por El Calafate, ruta 40 e Bariloche. Chegaram ao Brasil no dia 8 de janeiro. Por causa das chuvas, que ainda não davam trégua no Paraná e Mato Grosso do Sul, atrapalhado pelo spray d'água, João sofreu uma queda quando passava por Toledo (PR). Graças a Deus ele nada sofrera, mas sua XT 660 ficou irreconhecível e teve que ser rebocada até sua casa. Pierre, que havia ido a Curitiba para fazer revisão de sua Tiger, chegou bem.

Quase três meses depois de minha queda, exatamente no dia 17 de março de 2016, peguei um avião rumo a Terra do Fogo. Ainda estava com o braço em fase final de cicatrização e com 90% da mobilidade normal. Desci do aeroporto de Rio Gallegos na Argentina e tive que pegar ônibus até certo trecho e depois carona para chegar e até Cerro Sombrero no Chile. Graças à ótima ajuda da polícia chilena, os carabineros como são chamados, e à boa vontade de ajudar do povo chileno, fui encaminhado até a casa onde a moto tinha ficado. Lá estava ela, do jeito que foi deixada. Foi preciso uma noite de carga na bateria e o conserto do pneu furado com o tip top que eu mesmo levara para emergências para tudo se resolver.

Sai dia 19 de março, sábado à tarde, dessa vez eu e Deus contra a imensa patagônia quase desértica, com muita fé e vontade de concluir a expedição. Voltei pela ruta 3 e procurei novos caminhos. Cheguei aliviado em casa na sexta-feira dia 25 de março e, para completar, com muita chuva. Comemorei muito e dei graças a Deus por poder pilotar de novo.

Tenho 50 anos de idade e, se Deus assim me permitir, ainda quero viajar de moto por mais uns 25 anos.

Grande abraço a todos!

Integrantes do Urubus do Erval estarão participando do II Festival de Inverno de Caarapó.

Todos estão convidados. Estaremos com uma tenda para confraternização com os membros do Grupo e simpatizantes. "A moto é apenas um veículo que nos fascina pelo seu estilo maravilhoso de liberdade e os amigos conquistados através dela é um tesouro de valor inestimável que guardaremos até o fim de nossas vidas."

Cordilheira Argentina, Paso Jama

Integrante do Urubus do Erval de Caarapó MS, faz viagem de moto pelo deserto do Atacama e Base do Aconcágua.

Em janeiro deste ano de 2015, o motocilciclista Edimilson Liberal, juntamente com mais três motociclistas de outros estados: Izoel e esposa Aldi, Jairo Lorenzo e Mário (Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo) fizeram um moto tour pelo deserto do Atacama , descendo pelo litoral chileno até Santiago, a capital, chegando a Viña del Mar no litoral chileno. Depois, já retornando, estiveram na base do Aconcágua, a montanha mais alta das Américas, na Cordilheira dos Andes.
Concluíram a viagem retornando por Mendoza na Argentina, entrando no Brasil por Uruguaiana RS. A viagem foi feita em 15 dias. Veja algumas fotos dessa aventura.

Monumento, A mão do deserto Rodovia Salta-Jujuy

Salar Argentino

Segunda viagem dos Urubus do Erval a Serra do Rio do Rastro SC

Mirante na descida da Serra do Rio do Rastro
Urubu com sede, bebendo água da serra.

Serra do Corvo Branco, Urubici SC

Urubus do Erval se preparam para mais uma viagem internacional

CONVITE:
Convidamos você motociclista de Caarapó ou região para uma viagem internacional neste final de ano. O objetivo é visitar o sopé da montanha mais alta das américas, o Aconcágua. O roteiro fecha com 5.200 km aproximadamente em 15 dias no máximo, passando por Corrientes, Córdoba e Mendoza. Na volta passando por trecho da Ruta Nacional 40, e Jujuy. (Com opções de passar na mão do deserto, Antofagasta e San Pedro de Atacama no Chile.)
Ta interessado? Tá afim? Então mande um email para acertarmos os detalhes.
Quanto a moto, basta apenas ser de 250cc ou mais e estar preparada para viagem longa. Quanto a você, basta estar bem de saúde física e mental. Despesas padrão econômico.
Se você está afim mas sua motocicleta é de até 150 cc, temos sugestão de roteiro menor, mas também emocinante para quem gosta de moto e passeio.
Contato: liberaledi@gmail.com

O grupo de amigos motociclistas de Caarapó MS, conhecidos como Urubus viajantes, membros do Moto Grupo Urubus do Erval, desta vez se preparam para mais uma viagem de moto até a Província de Missiones, norte da Argentina. O objetivo desta vez é conhecer as ruínas jesuíticas de San Ignácio na cidade argentina do mesmo nome, provando mais uma vez a todos que motoaventura também é muita cultura e conhecimento. O site motoaventuracpo.webnode.com deseja a todos uma ótima viagem e desde já aguarda boas fotos para relatar aos amigos internautas.
A data da viagem será divulgada em breve.

Fotos da moto viagem a serra gaúcha em julho de 2013.

Canela RS

Portal de Cambará do Sul

Serra do Rio do Rastro

Serra do Corvo Branco

Veja vídeo deste passeio:

Integrantes do Moto Grupo Urubus do Erval planejam roteiro turístico para motociclistas na Serra Gaúcha, Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco

Todo motociclista que gosta de estradas um dia sonhou em fazer esta rota. A Serra Gaúcha encanta pelo seu relevo bastante acidentado que torna as rodovias da região cheias de curva e suas cidades fundadas por imigrantes e descendentes de italianos e alemães além de outros. A cultura da região é bem específica e é hoje uma das regiões mais visitadas por brasileiros e estrangeiros, motivo pela qual a indústria do turismo é muito forte na região. Alimentada também pela vocação de seus colonizadores, esta bela região brasileira é excelência na produção de vinhos, garantidos pelo clima subtropical de altitude que é bastante frio no inverno e ameno no verão. Outros produtos de origem colonial estão associados a esta magnífica bebida, como queijos finos, salame e pratos típicos. Além das magníficas falhas geológicas que formam os cânions na divisa de RS com SC que é um lugar muito interessante para se visitar em Cambará do Sul, a Serra do Rio do Rastro e do Corvo Branco já em Santa Catarina estão entre os lugares mais visitados por motoaventureiros de todo o Brasil.

SITE VIAGEMDEMOTO.COM PUBLICA MATÉRIA SOBRE VIAGEM DOS URUBUS PELA AMÉRICA DO SUL

Próxima reunião dos Urubus do Erval será em Juti-MS dia 21 de abril com saída as 09 horas do Posto Nova Esperança.

URUBUS DO ERVAL LANÇAM PROJETO USHUAIA 2014

Num jantar de confraternização da irmandade Urubus do Erval realizada neste sábado 22 de dezembro na AABB, os integrantes do Moto Grupo lançaram mais um grande desafio para  seus participantes: viajar mais de 11 mil km em cima da motocicleta rumo a Ushuaia, Terra do Fogo, na patagônia Argentina.

Conhecida como o "fim do mundo" Ushuaia é a cidade mais austral do continente americano, estando localizada numa grande ilha separada do continente pelo Estreito de Magalhães. Por estar bem próxima do continente antártico, portanto próxima do polo Sul da Terra, apresenta coloração avermelhada brilhante no seu horizonte, fato este conhecido como Aurora Boreal no polo Norte e Aurora Austral no polo Sul. Daí o nome Terra do Fogo.

O retorno dessa grande aventura será pela famosa e temida Ruta Nacional 40 passando por Bariloche (região de muitos lagos andinos na Cordilheira dos Andes e local apreciado pelos amantes do Ski) e Mendoza mais ao norte da Argentina, cidade famosa pelo clima ameno e excelentes vinhos.

Essa expedição deverá contar com a presença de integrantes que estarão se aventurando pela primeira vez. Não se sabe ao certo ainda a data de saída e nem o número total de aventureiros para este desafio, mas provavelmente será a última semana de dezembro de 2013 ou início de janeiro de 2014, de maneira que se aproveite o verão naquela região extremamente fria e pouco habitada.

A reunião de lançamento do Projeto Ushuaia contou com a presença dos seguintes motociclistas: Pierre, Edimilson, Tato, Roque, Boy, Marcelo, Rafael, Dé, Camarão, Devocir, Juliano e Dione.

Viagem a Patagônia

Olá pessoal! Estou estudando e pesquisando informações sobre estradas, cidades e atrações turísticas da região por onde passaremos em janeiro de 2014. Em breve colocarei aqui alguns roteiros alternativos para que os companheiros possam optar. vejam algumas fotos de 2009 a 2012.

Quem quiser conhecer uma boa experiência acesse estes blogs e leia os relatos.

Esse camarada esteve em Ushuaia em janeiro deste ano. De Rio Gallegos a Ushuaia são vários km de rípio (saibro com pedrinhas redondas que variam do tamanho de uma bolinha de gude a uma bola de tênis).

Aqui fica claro que esses caras estão fazendo um tour alternativo somente para passeio perto do local de onde estão hospedados. Cadê a bagagem?

Foto: Enquanto os outros admiram a paisagem, eu faço parte dela.

Enquantos as pessoas admiram a paisagem, nós motociclistas fazemos parte dela.

Viagem a Patagônia em janeiro de 2014

Três integrantes do Moto Grupo Urubus do Erval, já estão de Expedição programada para Patagônia Argentina, Bariloche e Terra do Fogo mais precisamente até a cidade de Comodoro Rivadávia na Argentina em janeiro de 2014.

A Expedição prevê uma viagem de aproximadamente 09 mil km em 25 dias, passando por Uruguaiana RS, Buenos Aires AR e Bariloche no extremo sul da América do Sul, e pelo sul do Chile além de cruzar a Cordilheira dos Andes. Até o momento estão confirmados três motociclistas: Pierre, Edimilson e Tato.

"Será uma viagem que desafiará muitos limites. Sabemos do frio intenso, por isso, escolhemos o verão no sul do continente e também sabemos que teremos que pilotar no rípio, um tipo de solo do sul da região que dificulta a pilotagem das motos" disse Edimilson.

O grupo está ainda buscando outros possíveis integrantes para essa aventura.

Camisetas do Urubus do Erval

Estamos mandando confeccionar camisetas novas para o Moto grupo. Dessa vez estamos fazendo com sublimação, ou seja, sem serigrafia, tornando-a mais leve e confortável. As mangas são pretas e o tórax apresenta cinza degradê com logan médio atrás e pequeno na frente. Encomende logo a sua. Deixe seu pedido na página de recados. Ou me ligue. Att. Edimilson.

Moto almoço em Pesqueiro

Um grupo de motociclistas componentes do Urubus do Erval, fará neste domingo dia 28 de outubro um bate e volta até o pesqueiro que se localiza em Carapã região pertencente ao município de Laguna Carapã. Um bom momento para saborear aquele peixe frito. Quem estiver interessado nesse passeio, entre em contato com nosso amigo Tatão na RG motos. Um ótimo passeio a todos.

Viagem de Biz a Patagônia.

Dois Brasileiros fizeram uma viagem a Patagônia, (Tierra Del Fuego) Argentina e Chile, Observe as motos. O que realmente vale é o espírito aventureiro de cada um de nós.

MOTO ALMOÇO EM PORTO CAMARGO 02/09/2012

Um grupo de nove motocilcistas estiveram fazendo um "bate e volta" nesse domingo dia 2 de setembro à Porto Camargo, distrito de Icaraíma PR. Segundo alguns integrantes do MG Urubus do Erval foi um ótimo passeio. O grupo esteve almoçando num restaurante às margens do Rio Paraná especializado em peixes.

A Próxima reunião do Moto Grupo será anunciada aqui. Fique atento e participe.

Moto almoço em Eldorado MS

Integrantes do Moto grupo Urubus do Erval estiveram neste domingo dia 19 de agosto em Eldorado no Segundo almoço do Moto Grupo IRA. Este passeio foi organizado pelo motocompanheiro Professor Edmir.

Nome: I.R.A. Moto Grupo

E-mail: ira_motogrupo@hotmail.com

Assunto: Agradecimento

Mensagem:
Saudações amigos motociclistas! Quero em nome do MG agradecer pela presença de voces no nosso evento. Sejam sempre bem vindos! E quando tiver algo ai em Caarapó, nos dê um alô que certamente participaremos com vcs. Grande abraço. Rodrigo -Secretário 67 9291-6134

Encontro de motociclistas em Jardim- MS, (13 e 14 de julho 2012)

Moto Show Três Lagoas MS

Valeu amigos do Urubus. O passeio a Três Lagoas foi pra lá de bom com excessão da hospedagem da urubuzada. Mas o importante é a contemplação da paisagem em cima das máquinas, a amizade do grupo e o convívio com outros "loucos". Abração a todos e até a próxima.

(Urubus deslizando na neve no Chile)

Estamos aguardando a manifestação dos Urubus para esses passeios. O grupo do almoço em Porto Camargo está pronto, basta agora o tempo estar bom no domingo. Manisfestem opiniões no livro de visitas!

Urubus do Erval participam do Moto Show em Jardim MS

Um grupo de integrantes dos Urubus do Erval estiveram nos dias 13 e 14 de julho participando do 9º Moto Show na cidade de Jardim. Na ocasião os moto clubes presentes foram homenageados pela organização do evento com a divulgação dos grupos e a entrega de lembranças do evento que tem em seu slogam a união entre máquinas e natureza.

Urubus do Erval e Machu Picchu

A impressionante cidadela perdida de Machu Picchu, localizada no alto de uma montanha em um local de muito difícil acesso, recebe diariamente centenas de turistas de todas as partes do mundo. Dos quatro integrantes da Expedição que fez um giro de 180 graus pela América do Sul percorrendo mais de 8200 km, três concordam em eleger a região como uma das sete maravilhas da humanidade, fato que já é confirmado.

O local é  místico e impressiona muito pela grandeza arquitetônica para época num local em que o relevo desafia a ação do homem até mesmo para os dias atuais. Quem ainda não visitou Machu Picchu, se tiver oportunidade saiba que vale a pena visitar.

By Edimilson.

11º Três Lagoas Moto Show

De 03 a 05 de Agosto de 2012

Shows com RAIMUNDOS, CPM 22, Banda Mãe Joana, Over Head, Inlakesh, Cidadão Sky e muitas outras

Shows de Pista com Cachorrão Moto Show, Phyra Show, e muito mais.

O evento acontece de 03 a 05 de Agosto no Arena Mix em Três Lagoas/MS

Confira a programação completa no Site Oficial do Três Lagoas Moto Show (https://treslagoasmotoshow.com.br/agenda

Moto passeio em Juti-MS

Queremos agradecer aos integrantes do Urubus do Erval que estiveram conosco em nosso primeiro moto almoço neste domingo dia 24 de junho.  A idéia foi reunir a irmandade num pequeno e gostoso passeio de motocicleta em comboio e com isso planejar novos encontros e passeios. O objetivo foi alcançado. Queremos desejar boas vindas ao Márcio (gaúcho) que também se ingressou em nosso grupo com seu belo triciclo.

Quem tiver idéias e sugestões fique a vontade para escrevê-las no livro de visitas.

Edimilson.

Bela Arica

Localizada no extremo norte do território chileno, às margens do gelado oceano pacífico, se encontra Arica. Uma linda cidade portuária de porte médio, conhecida como a cidade do sol eterno. Esta denominação não é por acaso, pois nesta região do Chile chuva é uma utopia. O pouco verde que se pode avistar no perímetro urbano, são de palmeiras resistentes a salinidade excessiva do solo arenoso e cinzento dessa região do Atacama.

Arica se destaca por ser zona franca e com isso concentra um comércio bastante popular atraindo empresas chilenas e bolivianas para o seu comércio.

Os integrantes do Moto Grupo Urubus do Erval passaram um dia inteiro e uma noite em Arica. Na cidade se encontram muitas casas de câmbio, cassinos e ótimos bares e restaurantes.

By Edimilson (Urubus do Erval)

Integrante dos Urubus do Erval, Roque, saindo do Peru e entrando no deserto chileno.

Equipe de Urubus saindo de Cacoal RO com destino a Porto Velho

O Rio Madeira nesse trecho separa Brasil, Bolivia, Rondonia e Amazonas. Os urubus atravessando de balsa que as vezes demora ate 50 minutos de uma margem a outra.

Saindo do Brasil e entrando em territorio Peruano. A alfandega esta a um km, onde permanecemos por cerca de 2 horas fazendo os tramites legais.Nessa regiao a chuva chega do nada.

Meio de transporte da familia peruana da Amazonia. Motoca de 125 cc que puxa uma carreta e mais cargas. Atinge cerca de 40 km por hora.

Os nossos sinceros agradecimentos aos amigos do Moto Clube 364 de Porto Velho que nos pregaram uma maravilhosa surpresa nos recepcionando em um restaurante 100 km antes de chegarmos a Porto Velho.Cara me senti muito importante mesmo e percebi que a irmandade de duas rodas e sincera e maravilhosa. Seguimos juntos em comboio com mais de 30 motos e triciclos para um belo balneario com temperatura em torno de 40 graus. Saudaçoes aos amigos do 364.

Fotos da Expedição até Cacoal RO

INICIO DA EXPEDIÇÃO PARA MACHU PICCHU - DIA 12/04/2012 - POSTO EUCALIPITO - NOVA ALVORADA DO SUL

ENTRADA NO PORTAL DA AMAZÔNIA - DIVISA MATO GROSSO - RONDÔNIA - 14/04/2012

Expedição dos Urubus do Erval sai nesta quinta-feira dia 12 de abril

Depois de mais de um ano de espera, chegou o dia da viajem dos integrantes do Moto Grupo Urubus do Erval. Pierre, Edimilson, Tatão e Roque partem na madrugada deste dia 12 de abril com o propósito de chegar até Cuiabá MT  no mesmo dia. A partir do segundo dia, os urubus pretendem rodar uma média de 600 km diarios. O quarteto aventureiro estará visitando Cuzco, Machu Picchu, Puno, Lago Titicaca e suas ilhas flutuantes, Arica no oceano pacífico, San Pedro do Atacama, vale de la luna, gêiseres do Atacama, chaco argentino e regressará ao Brasil por Foz do Iguaçu, contornando assim dois países, Bolívia e Paraguay totalizando aproximadamente 8.500 km. A chegada está prevista para 02 de maio.

Lago Titicaca, atente para as temperaturas médias anuais

O Lago Titicaca não é importante só por ser o lago navegável com mais altura no mundo inteiro, mas também por causa da mitologia andina, pois segundo a lenda, de suas águas emergiram Manco Cápac e Mama Ocllo, filhos do deus Sol e fundadores do Império Inca.

A Bolívia e o Peru compartilham a soberania deste lago localizado a 3810 metros sobre o nível do mar com uma temperatura média anual variada segundo o mês do ano.

No período de outubro e maio, a temperatura pode variar entre os 9° C e os 11° C, enquanto que de junho a setembro varia entre os -7° C e -10° C. A urubuzada vai tremer de frio.

Por outra parte, o Titicaca é considerado também como o único elemento natural capaz de temperar a zona considerando que sem sua presença, definitivamente não caberia a possibilidade de vida a esta altura.

Do lado peruano existem diversas ilhas entre as que se destacam as naturais Amantaní, Taquile, Soto e Anapia, e as artificiais dos Uros, cada uma com atrativos diferentes. No tocante a sua vegetação cresce à beira do lago a totora.

Que serve de refúgio para diversas aves e peixes como os carachis, ispis, bogas, umantos, suches (em perigo de extinção), peixes-réis e trutas, todas estas espécies são nativas e cotadas pelo seu valor nutricional.

Aprovada a Logomarca dos Urubus do Erval

Depois de muitos experimentos, integrantes do Moto Grupo Urubus do Erval  aprovam o logan do grupo.

Utilizando um símbolo comum em logan de várias entidades com a composição de uma moto custon pilotada por um camarada bruto desconhecido com a cabeça do personagem Zeca Urubu, nasceu assim o Urubu do Erval. Agora é marca registrada do grupo e sai nas camisetas comemorativas e adesivos.

DEIXE SEU RECADO NO LIVRO DE VISITAS

O livro de visitas é nosso principal meio de comunicação. Quando se trata de assusntos direcionados a todos os integrantes do Moto Grupo Urubus do Erval, fique a vontade para expressar sua opinião ou dar algum aviso, mantendo um bom padrão de respeito e ética.

Um abraço a todos.

Edimilson.

Página inicial

Esta seção está vazia.

Novidades

Uma realidade bem diferente

ata: 2012-04-29 De: Edimilson Assunto: Resumo Saímos de Caarapó dia 12 de abril de 2012 as 5 e meia da manhã, (Edimilson Liberal, Pierre Bacanelli, Roque Canepelle e Mario Cesar da Silva Marques) de moto com o objetivo principal de conhecer pessoalmente a mística...

Os urubus e a comida peruana

O deserto do Atacama e os urubus do Erval

Porto Velho, RO

Porto Velho - Rondônia Esta cidade é a capital do Estado de Rondônia, com aproximadamente 300 mil habitantes, a maioria está composta de imigrantes que foram atraídos pelos incentivos dos programas governamentais para povoar a região. A maior característica de Porto Velho é a...

Peru

Machu Picchu, a cidade Perdida

Principais características do monumento. A cidade histórica de Machu Picchu localiza-se na Cordilheira dos Andes, na região do Peru. Encontra-se a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba. Foi construída pelos incas no século XV, antes da chegada dos europeus ao continente...

SEGURO CARTA VERDE... Leiam!

Atenção amigos da Expedição a Machu Pichu. O HSBC ag. de Caarapó faz o Seguro Carta Verde, documento necessário para transitar pelos países do Mercossul com veículos automotores. Fiz uma simulação com o gerente hoje. Veja o exemplo que fiz. Moto XT 660 ano 2006 Prazo 27 dias Valor 97...

Motoclube

Fica então ai amigos, o convite para a criação de um moto clube com a nossa cara. Se alguem tiver uma ideia boa, por favor, estamos para o dialogo. Um abraço...

Nosso Principal Objetivo

Com a intenção de divular aos amigos nossas realizações como passeios, encontros e viagens longas do grupo, foi criado este site. Seja você também nosso parceiro e venha fazer parte desse grupo de aventureiros amantes do mototurismo.

Moto Almoço

Estamos esperando os amigos do Moto Grupo Urubus do Erval para programarmos um moto almoço. Já temos a confirmação da presença de alguns moto clubes da região. Precisamos agora organizar uma comissão para buscar patrocínio para o evento. Este é um assunto para a próxima reunião do Grupo.

Aquele abraço!

Edimilson

Novidades

Uma realidade bem diferente

ata: 2012-04-29

De: Edimilson

Assunto: Resumo

Saímos de Caarapó dia 12 de abril de 2012 as 5 e meia da manhã, (Edimilson Liberal, Pierre Bacanelli, Roque Canepelle e Mario Cesar da Silva Marques) de moto com o objetivo principal de conhecer pessoalmente a mística cidadela de Machu Picchu no Peru e o inóspito Deserto do Atacama no Chile além do Lago mais alto do mundo, o Titicaca na fronteira entre Peru e Bolívia.
Cruzamos todo o estado de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondonia, Parte do Acre e parte do Paraná além dos países Peru, Chile e Argentina.

Principais cidades por onde passsamos: Campo Grande, Coxim, Cuiabá, Cáceres, Pontes e Lacerda, Comodoro, Vilhena, Cacoal, Porto Velho, Assis Brasil, Puerto Maldonado (Peru), Cusco (Peru), Puno (Peru), Tacna (Peru), Arica (Chile), Iquique (Chile), Calama (Chile), San Pedro de Atacama (Chile), San Salvador de Jujuy (Argentina), Corrientes (Argentina), Foz do Iguaçu (Brasil)

Principais dificuldades encontradas: Altitude; na cordilheira dos andes entre Puerto Maldonado e Cusco, passamos por placas que indicavam 4.725 m de altitude. As temperaturas ficavam em torno de zero graus e o cume das montanhas estavam cobertos de neve. Ao mínimo esforço como caminhar um pouco mais rápido ou falar mais alto, ficávamos com a respiração ofegante. Também era perceptível que os motores das motos perdiam a potencia. No deserto chileno chegamos a viajar 200 km sem encontrar nenhuma casinha se quer. Um pequeno arbusto verde só é possível encontrar nos raros vales que possuem pequenas nascentes de água. Nenhuma delas atingem mais que 2 m ou 2,5 m de altura. São todas da mesma espécie. Nos informaram que sao plantas que retiram o excesso de sal do solo arenoso e salgado

Alimentação; no Peru o prato principal é pollo com papas (frango com batatas),uma especie de frango mal esquentado na brasa com batatas cozidas, raramente se encontrava arroz e carne vermelha e quando encontravamos se percebia que ao preparar usavam uma especie de ervas e o sabor era muito ruim para nosso paladar, e feijão acho que é comida de brasileiro, lá nao encontramos de jeito nenhum. Nós nos viravamos conforme podiamos comendo o mínimo possivel.A maioria dos hoteis não oferecem café da manhã.

No Deserto do Atacama entre o Chile e a Argentina passamos por uma tempestade de areia que quase nos jogava para fora da estrada. Essa tempestade no início era somente de areia, mas aos poucos, à medida que subíamos a cordilheira virou uma tempestade de neve que oiviamos bater em nossos capacetes. Paramos a beira da pista para tirar fotos e o termometro de um motociclista argentino marcava menos 5 graus. Fomos orientados para seguir viagem agora pelo acostamento da pista que possuia uma especie de pedrinhas brita para evitar tombos porque qualquer tipo de freiada um pouco mais precisa era derrapagem na certa. Presenciamos o tombo de dois motociclistas argentinos. Depois de alguns km rodando pelo acostamento, não se via mais gelo na pista e pudemos voltar para ela. Mas o vento continuava e a tempestade agora era de sal. Existem muitas salinas no deserto do atacama.
A primeira cidade Argentina que se pode presenciar vegetação é San Salvador de Jujuy, uma bela cidade por sinal.

Beleza: A cordilheira dos andes e majestosa e linda. No inicio dela há muita vegetação e cachoeiras lindas. No seu topo não se avista mais vegetação, apenas uma especie de musgo e faz muito frio, além de se avistar gelo no topo o ano inteiro.
A cidadela de Machu Picchu é muito interessante. Fica num lugar de difícil acesso no meio das montanhas. Só é possivel chegar a Machu Picchu de trem. De Cusco a Machu Picchu pode se ir de micro onibus ou de carro até a cidade de Ollantaytambo (2 horas e meia de carro) e depois mais 2 horas e meia de trem até a pequena Aguas Calientes que é a cidade de apoio aos turistas que se dirigem a Machu Picchu. Em Aguas Calientes não existe automovel. Apenas alguns micro onibus que levam os turistas montanha acima (cerca de 8 km porque a estradinha de terra é desenhada em espiral para se subir bruscamente até a cidadela de pedras.)
As cidades de Arica e Iquique no Chile são conhecidas como as cidades do sol eterno porque lá nunca chove e são cidades litoraneas, estão as margens do oceano pacífico e este possui aguas muito gelada conforme provamos.
O povo peruano é muito pobre, mas possuem uma educação invejável. Tratam todos os turistas com muito respeito e sempre estao prontos para te dar informações.

As motos: (1)Transalp 750 honda, (3) XT 660 Yamaha, todas tiveram bom desempenho fizeram uma media de 20 km por litro de gasolina, e nao apresentaram defeitos, apenas desgaste natural de pneus e corrente.

Os urubus e a comida peruana

Durante 8 dias em que os quatro integrantes do MG Urubus do Erval estiveram no Peru realizando a primeira grande viagem do grupo, todos passaram mal bocado quanto a alimentação. Para os peruanos o prato principal é batatas (uma espécie de batata doce do clima frio de montanhas) e frango, como se diz no espanhol, pollo com papas. Para quase todos os brasileiros, uma comida normal e até saborosa, certo? Nada disso. O tempero e a maneira de preparar esses alimentos é que fazem uma enorme diferença. O frango dos peruanos é mal cozido ou às vezes mal assado ou assado com gosto de pena e as batatas são fritas numa especie de gordura de lhama e temperada com umas variedades de ervas da região. No Peru é comum encontrarmos nas cidades os restaurantes com a denominação Polleria. São casas especializadas em frango, mas claro, tudo do jeito deles. A carne roja de res ou cerdo (boi ou porco) é muito mais rara e cara. Assim, nos pequenos vilarejos que os quatro aventureiros paravam para se alimentar depois de alguns dias comendo pollo com papas, acredite, sabe qual era o cardápio preferido?  Arroz branco, porque o temperado era indigesto com ovo frito. No Chile e na Argentina a culinária ficou bem melhor porque a carne vermelha é comum.

Urubus do Erval, junho de 2012

O deserto do Atacama e os urubus do Erval

Ao cruzar o Deserto do Atacama, os integrantes do Urubus do Erval passaram pelos momentos mais difíceis da Expedição. No alto da Cordilheira passaram por tempestade de vento, areia, neve e sal.... O urubu Pierre na foto acima pedia o tempo todo aos companheiros para mandar devagar porque temia algum incidente. O que felizmente não aconteceu apesar dos momentos críticos.

Porto Velho, RO

Porto Velho - Rondônia

A maior característica de Porto Velho é a estrada de ferro que foi construída durante a esplêndida época da borracha. Seu comprimento era de 350 quilômetros, embora atualmente só podem ser utilizados 27 quilômetros.

É interessante visitar:

Museu da Estrada de Ferro
Estação Ferroviária Madeira-Mamoré
As Caixas d´Água Três Marias
Museu Provincial
Lagoa Belmont
Praias dos Periquitos e Areia Branca.

- Rio Madeira

Este rio liga o Estado às duas maiores cidades da região Norte: Manaus e Belém. Para percorrer este rio, estão organizadas diversas atividades.

A infra - estrutura para receber aos turistas é boa, já que conta com hotéis e restaurantes de qualidade.

A loira da CB

Contaram me certa vez, que um rapaz trabalhador e apaixonado por motos, comprou uma CB 400 1982. Como todo motociclista que se preze, numa manhã de domingo em meados do outono de 1983, resolveu colocar sua bela cbzona na estrada. Saiu de São Paulo com destino a Guarujá, no litoral paulista. Solitário, mas feliz, o rapaz curtia a suavidade das curvas da rodovia Airton Senna, enquanto ouvia o ronco do motor de sua maravilhosa máquina. De repente, ouviu um ronco um pouco mais forte e meio assustador. Resolveu procurar no retrovisor. Percebeu um ponto negro que aumentava de tamanho rapidamente e num segundo passou como um furacão à sua esquerda. Mais adiante diminuiu a velocidade e permitiu que o rapaz se aproximasse pela direita da pista. O pobre não acreditou no que viu. Era uma linda CB 400 preta com os dois escapamentos abertos incrivelmente linda e pilotada por uma loira encantadora completamente nua e sem capacete. O rapaz enlouquecido por aquele lindo corpo cor de pêssego fez sinal para que a moça parasse no acostamento. Ela então esboçou-lhe um lindo sorriso, jogou-lhe um beijo e acelerou a CB. Pobre rapaz! Ele tentou segui-la, mas aos poucos ouvia cada vez mais baixo o ronco do motor da CB 400 negra da loira, até que numa curva não  avistou mais.

O rapaz ficou tão desiludido da vida, que pensou em se jogar num abismo. Dava pena de ver.

Tempos depois, o pobre rico rapaz possuiu várias outras motos, mas sua linda CB 400 ele nunca mais vendeu.

Peru

AMPLIE: Machu Picchu Extensões

O Peru é uma verdadeira mistura, as tradições das civilizações pré-colombianas com a cultura espanhola formaram-se uma terra colorida e muito diferente do que nós brasileiros estamos acostumados. Monumentos históricos, igrejas, monastérios, casarões coloniais e sítios arqueológicos contrastam com paisagem de cordilheiras nevadas, montanhas cultivadas em sistema de terraços, florestas tropicais, desertos, praias do pacífico e até com o maior lago de altitude das Américas. Apesar de o país ter um território com mais de 1,2 milhões de quilômetros quadrados é possível atravessar o Peru em alguns dias. De trem, de ônibus,  carro ou moto, percorrem-se vales com montanhas enormes, cruzando pequeninas vilas com casinhas de pedra, daquelas onde a civilização ainda não chegou. De barco, navega-se pelo Lago Titicaca com suas ilhas flutuantes, reservas marinhas repletas de fauna e rios da Amazônia. A pé, pisam-se caminhos construídos pelos incas e trocam-se experiências e sorrisos amigos com descendentes deles, gente que de muitas maneiras continua usando a língua, as roupas e os costumes de seus ancestrais. Já no litoral, os surfistas enfrentam as ondas mais perfeitas do planeta. O Peru é um destino maravilhoso onde todos deveriam conhecer e desfrutar de sua energia única.

Machu Picchu, a cidade Perdida

Principais características do monumento.

Encontra-se a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba.

Foi construída pelos incas no século XV, antes da chegada dos europeus ao continente americano.

É formada por um conjunto de construções de pedras em ruínas. São casas, templos, aquedutos, praças e degraus (terraços em que os incas praticavam agricultura). Mostra o grau de desenvolvimento de conhecimentos urbano, arquitetônico e tecnológico da civilização inca.

Em função de sua localização de difícil acesso, foi apelidada de "a cidade perdida".

Foi encontrada  pelo professor e antropólogo norte-americano Hiran Bingham, em 1911.

Foi construída numa região alta, pois os incas acreditavam que assim estariam mais próximos dos deuses.

Em 2007, foi eleita como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.

É considerada Patrimônio Mundial da Unesco.

É um dos pontos de turismo cultural mais visitados do Peru.

SEGURO CARTA VERDE... Leiam!

Moto XT 660 ano 2006

Prazo 27 dias

Valor 97 dólares

Vale lembrar que só vale para o Chile e Argentina. O Peru não entra no acordo do Mercossul

Se alguém souber de uma seguradora que faz mais barato me avisa.